Saiba o que plantar e semear durante o Inverno e como cuidar do seu jardim

13 Fevereiro 2023

No Inverno, as plantas consomem menos energia, passando por uma espécie de hibernação, para se protegerem das temperaturas mais baixas, e para que possam acumular energia suficiente para florescerem na Primavera. O clima frio detém as pragas e dá descanso aos horários de rega, mas exige outros cuidados para garantir um belo jardim na Primavera. Desde limpar as plantas de folha caduca até podar os arbustos, são várias as tarefas essenciais para que as plantas, com a chegada da nova estação, floresçam e cresçam saudáveis e bonitas.

O que semear durante o Inverno:

Dezembro

  • Na horta – Se não houver geadas, as sementeiras de trigo e centeio continuam, bem como a de cebola, couves, beterraba, nabiça, pimentos, tomate e salsa. Em sítios abrigados, pode-se semear também alface, espinafre, agrião, fava e ervilha. É momento de plantar macieiras e pereiras.
  • No jardim – Esta época é indicada para plantar árvores de raiz nua como a roseira, também disponíveis num vaso de transplante Meilland e David Austin. E de plantar roseiras, gladíolos, cíclames, lírios, defendidas de geadas. Semear goivos e jacintos. Colher cyclamen, azálea, rododendro e viburnum tinus.

Janeiro

  • Na horta – é o momento de semear, em canteiros abrigados de geada, alface romana, batata, couve, repolho e rabanete. Colher couve e espinafres.
  • No jardim – esta é a altura do ano ideal para plantar begónias, gipsófilas, girassóis, lírios, flor de lis, goivos, miosótis, etc.. E colher violetas, amores-perfeitos, camélias, jacintos e tulipas.

Fevereiro

  • Na horta – Semear alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, de grelo, de nabo, espargos, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa e tomate. Colher cenouras e couve de Bruxelas.
  • No jardim – Semear gipsófilas, manjericos, sécias, etc.. Colher amores-perfeitos e violetas.

Plantas, bolbos e sementes disponíveis no Horto do Campo Grande.

Confira as tarefas essenciais para cuidar do jardim no Inverno:

  • Adubar as plantas antes do Inverno

É aconselhável adubar as plantas de três em três meses, pelo que, na estação fria, o período ideal para as adubar é antes do Inverno, já que os nutrientes dão energia às plantas para passarem pela época fria mais fortes.

  • Limpar e preparar os vasos com plantas

A geada pode danificar as plantas em vasos, sendo importante mudar de local os vasos com plantas mais sensíveis às temperaturas frias dos meses de Inverno. Antes de trazer as plantas para um espaço interior, limpe-as e remova as folhas caídas ou doentes. Se não for possível mover os vasos para dentro de casa, certifique-se de que estes estão numa área protegida, como a varanda, para que recebam protecção contra os ventos fortes e as noites frias.

  • Podar os arbustos e plantas

É sobretudo no fim da estação de Inverno que deve ser feita a poda das árvores e plantas. É importante que esta tarefa seja realizada nesse período para garantir que as plantas estejam prontas para receber a Primavera, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais bonitas.

  • Regar o jardim com moderação

No Inverno, lembre-se que quantidades excessivas de água podem promover o apodrecimento das raízes e de algumas doenças nas plantas, devido ao excesso de água no solo. Para combater esse problema, permita que o solo seque entre cada rega, para que a água não se acumule em torno das raízes das plantas. O frio também causa nas plantas menores quantidades necessárias de água para as suas funções metabólicas, sobretudo porque a planta não transpira tanto como nos dias quentes. 

Ao seguir estes passos antes da chegada da próxima estação, terá um belo jardim repleto de frutos saborosos e flores encantadoras. Saiba também quais os cuidados a ter com as plantas de interior no Inverno.

A equipa do Horto do Campo Grande, constituída por profissionais experientes e qualificados, presta diferentes serviços de manutenção de espaços verdes, como a poda, corte de sebes, normalização e limpeza de jardins, recuperação e requalificação dos sistemas de rega, entre outros, consulte-nos!

info@hortodocampogrande.com

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande