A Nicolai é a rainha das Strelitzias. As folhas grandes, parecidas com as da bananeira, e o porte vistoso desta beleza africana fazem dela a estrela de qualquer espaço!
Nomes Comuns Ave-do-paraíso gigante, Bananeira-selvagem, Estrelícia gigante, estrelícia augusta, estrelícia branca
Família Strelitziaceae
Origem África do Sul
É nativa da África do Sul, local onde recebe naturalmente bastante luz e calor, mas apesar das características do seu local de origem, é uma planta que se adapta bem a diversos tipos de ambiente. No entanto, se mantiver no exterior, certifique-se que a mantém protegida das geadas e vento.
Curiosidade
Naturalmente habituada a ser tratada como “realeza” no seu meio, o nome botânico de Strelizia foi-lhe atribuído em honra da Rainha Charlotte duquesa de Mecklenburg Strelitz, e mulher do Rei George III da Inglaterra. O nome Nicolai foi-lhe dado em honra ao Czar Nicolau da Rússia.
Características Principais
Como cuidar
A Estrelícia Augusta não é muito exigente, mas precisa de alguns cuidados para que possa crescer saudável e para que as suas tão apreciadas folhas exóticas continuem bonitas.
Luminosidade: A Strelitzia prefere bastante luz indirecta (ou filtrada). Mas tolera algumas horas de sol directo, desde que sempre afastada do vidro da janela, para não queimar as suas folhas.
Rega: Habituada a um clima tropical, para a Estrelícia é importante ter o solo húmido, mas não demasiado: no Inverno deve ser regada no máximo uma vez por semana e no Verão sempre que vir que a terra está seca é hora de regar (a melhor forma é validar com o dedo se a terra está húmida a 2/3cm de profundidade, lembre-se que menos água é sempre melhor que água a mais). Evite deixar a planta com água no fundo do vaso ou prato, porque pode causar o apodrecimento das raízes, mas pulverize as suas folhas ocasionalmente para ajudar a remover algum pó que se deposite nas suas magníficas folhas lustrosas.
Temperatura: Como beleza africana que é, adora temperaturas amenas a quentes entre 20-28ºC, mas suporta temperaturas baixas até 10º – 13ºC.
Substrato: A Strelitzia precisa de um solo fértil, com boa drenagem, que pode ser conseguida com a mistura de alguma argila expandida.
Fertilização: Durante a Primavera, o melhor é fertilizar semanalmente com fertilizante líquido.
Cuidado: Em caso de ingestão, as Strelitzias são consideradas TÓXICAS para os animais.
Sabia que…
A Estrelícia é uma planta tão venerada na África do Sul, que até aparece nas moedas de 50 cêntimos?