De folhagem exuberante, a Monstera, ou Costela-de-Adão, torna qualquer ambiente… tropical. Esta planta, que se tornou uma tendência de decoração é perfeita para colocar numa sala iluminada ou na casa de banho que tenha alguma luz, um local quente e húmido. Fácil de cuidar, é a planta ideal para quem se está a iniciar na arte da jardinagem e quer começar a sua indoor jungle!
Nomes Comuns Costela-de-Adão
Família Araceas
Origem Floresta tropical. Sul do México
Sabia que…
A palavra Monstera significa, literalmente, “monstruosa” em Latim, e a planta recebeu esse nome devido ao tamanho das suas folhas, muito maiores do que na maioria das plantas ornamentais?
Características principais
Variedade de espécies
Com mais de 60 espécies existentes, destacamos as mais populares:
Monstera deliciosa, Monstera oblíqua, Monstera pertusa, Monstera accuminata, Monstera adansonii.
Curiosidade
As suas folhas, verdes, brilhantes e em forma de coração, tornam-se fendidas e perfuradas com a idade.
Dizem que são parecidas com o Queijo Suíço, “Swiss Cheese Plant”, pelos seus engraçados e peculiares furos.
Como cuidar
É uma planta pouco exigente e é resistente a esquecimentos de rega e a pragas e doenças, mas para manter a sua folhagem exuberante bonita, precisa de alguns cuidados.
Luminosidade: Natural de um ambiente tropical, a Monstera adapta-se a uma grande variedade de condições de luz. Prefere bastante luz indirecta (ou filtrada), mas tolera ambientes mais escuros e até mesmo sol directo.
Rega: No caso da Monstera é sempre preferível regar a menos do que a mais! O excesso de água, ou má drenagem, pode provocar o apodrecimento das raízes.
Temperatura: Como planta tropical, a Monstera, prefere temperaturas moderadas (entre 18 e 24 ºC), mas como planta resistente que é, aguenta as temperaturas mais frias.
Substrato: O solo deve ser um solo florestal rico em matéria orgânica. As mudanças de vaso devem ser feitas na Primavera ou Verão, com plantas maduras, a cada 2 ou 3 anos.
Cuidados: A Monstera não é pet-friendly.
As folhas e os caules da Monstera contêm substâncias tóxicas que podem provocar envenenamentos graves se ingeridas. Náuseas e dores de cabeça são alguns dos sintomas que podem surgir e por isso é muito importante prestar atenção: especialmente após o corte de folhas ou à poda da planta, quando crianças e animais domésticos se aproximam dela, pois um mero contacto pode causar problemas graves.
Sugestões
© Horto do Campo Grande