Plant Care – Kentia: conheça os cuidados a ter com a Palmeira do Paraíso

30 Setembro 2021

Com um ar verdadeiramente tropical, admirar uma Kentia teletransporta-nos de imediato para uma praia tropical, cheia de palmeiras, mar turquesa e areias brancas. A beleza exótica, aliada à sua grande capacidade de purificar o ar e potenciar a felicidade, criatividade e produtividade, fazem desta planta uma das melhores escolhas para decorar salas, escritórios e ambientes de trabalho.

Nomes Comuns: Howea, Palmeira-kentia, Palmeira, Palma-do-paraíso

Família:  Arecaceae

Origem:  Austrália

Kentia em vaso terracota
Kentia em floreira cilíndrica de fibra
Tufo em floreiras de fibra
Sugestão de vaso

A Kentia, também conhecida por Howea ou Palmeira do Paraíso, é uma verdadeira “explosão” de folhas verdes cheias de frescura e elegância. Pouco exigência em termos de cuidados, precisa apenas de estar num lugar de meia-sombra, livre de correntes de ar e ser regada moderadamente.

Além das qualidades decorativas e fácil de cuidar, a Kentia é reconhecida pelos benefícios para a saúde enquanto purificadora do ar. 

Inspiração de decoração
Inspiração de decoração

Sabia que…

A Kentia reduz o stress e como todas as plantas grandes, é ideal para reduzir a contaminação acústica?

Características principais

Inspiração de decoração
Inspiração de decoração

Como cuidar:

Apesar de tolerar bem esquecimentos, a Kentia gosta que as suas folhas sejam pulverizadas com água regularmente (1x/semana) para que se mantenha feliz. O “segredo” é tentar reproduzir as condições tropicais de onde é originária.

Como planta original da Austrália, a Kentia aprecia uma temperatura amena durante todo o ano e alguma humidade.

Luminosidade: Como planta tropical que se preza, a Kentia adora alguma claridade, mas sem sol directo. Nos meses mais quentes, caso tenha espaço, pode colocar a Kentia no exterior, desde que escolha um local com sombra.

Rega: Esta palmeira necessita de uma rega regular, mas sempre sem deixar o solo encharcar. Durante a Primavera e o Verão, pode ser regada semanalmente, deixando o substrato secar entre regas. Nos meses de Inverno é importante reduzir a rega. Para perceber qual a hora de regar, recorra ao velho truque, enfiar o dedo no substrato até 3 cm de profundidade e só regar caso este não esteja húmido.

Substrato: A Kentia prefere um substrato permeável e levemente ácido.

Dica

Evite cortar folhagem verde da Kentia, remova os caules mortos, cortando próximo do tronco e, as folhas com pontas castanhas podem ser cortadas.