Com sabor e aroma bem característicos e um toque levemente picante, o agrião é um vegetal que pode ser utilizado em diversas receitas, como saladas, sopas e até batidos. De cor verde escura e flores brancas é um alimento com muitos nutrientes importantes para o bem-estar do organismo.
O agrião pode ser cultivado em qualquer altura do ano e, por se tratar de uma planta semiaquática, os seus habitats naturais são as zonas húmidas e frescas.
Além de estar disponível todo o ano, o agrião reúne inúmeros benefícios para a saúde:
- Reduz a pressão arterial: Com bons níveis de potássio, cálcio e magnésio, o consumo de agrião é associado à redução da pressão arterial, prevenindo o risco das doenças cardiovasculares e mantendo o coração saudável.
- Ossos e músculos saudáveis: Rico em vitamina K, facilita a absorção de cálcio no organismo.
- Ajuda a prevenir a diabetes: Uma das maiores indicações do consumo de agrião é para o controlo dos níveis de açúcar no sangue. As suas propriedades nutricionais tornam-se eficazes para diminuir a glicose e prevenir a diabetes.
- Ameniza os problemas respiratórios: Com efeito anti-inflamatório e rico em propriedades antioxidantes, o agrião ajuda a diminuir os sintomas da asma, rinite alérgica, bronquite e sinusite. Além disso, o agrião reforça o sistema imunológico prevenindo gripes e constipações.
- Ajuda a prevenir anemia
- Fonte de energia: Fonte de nutrientes essenciais, como a vitamina C e A, por exemplo, o consumo da planta ajuda nosso corpo a ter mais disposição para realizar as actividades físicas e quotidianas, já que mantém o organismo saudável e nutrido.
- Ajuda a combater o cancro: Rico em antioxidantes e micronutrientes, o agrião ajuda a combater as células cancerígenas. O cancro de mama, próstata, esófago e pâncreas, por exemplo, podem ser evitados com o consumo deste vegetal.
- Ajuda na perda de peso: devido ao seu baixo teor calórico – tem apenas 22 calorias por cada 100 gramas.
- Melhora a saúde da pele e do cabelo: uma vez que é rico em vitaminas A e C e em complexo B.
Sabia que o agrião tem a capacidade de proteger as células saudáveis durante os tratamentos de radioterapia em doentes com cancro?