Dia do Pai: descubra as belezas naturais dos Parques Naturais de Sintra-Cascais e da Arrábida

14 Março 2023

É no dia 19 de Março que se comemora anualmente o Dia do Pai. Transforme esta data numa experiência única e inesquecível para toda a família. Que tal partir à descoberta das paisagens deslumbrantes que os passeios pelos Parques Naturais de Sintra-Cascais e da Arrábida têm para oferecer? Prepare-se para uma aventura ao ar livre, que ficará na memória de todos.

Verdadeiros tesouros naturais, os Parques Naturais em Portugal oferecem aos visitantes a oportunidade perfeita para explorar a beleza natural e genuína do país, através de trilhos para caminhadas, miradouros com vistas deslumbrantes e fauna e flora locais únicas. Com uma diversidade de paisagens e ecossistemas que merece ser descoberta, os parques naturais de Portugal têm um importante papel na preservação do ambiente e na conservação da biodiversidade.

As nossas sugestões de Parques Naturais para descobrir:

  • Parque Natural de Sintra-Cascais

Criado em Março de 1994 pelo Decreto Regulamentar nº8/94, por reclassificação do seu anterior estatuto de Área de Paisagem Protegida, o Parque Natural de Sintra-Cascais possui uma área de 14.583 hectares que abrange a faixa litoral que se estende desde a Cidadela de Cascais até à foz do rio Falcão, a serra de Sintra e a área agrícola para norte da várzea de Colares.

A preservação destas três grandes unidades paisagísticas passa pelo respeitar das características específicas que as individualizam e lhes conferem a sua beleza e poder de atracção.

A serra de Sintra, desde há muito cantada pela sua beleza, destaca-se como elemento aglutinador do conjunto, sendo de realçar o seu interesse geomorfológico e riqueza em termos de flora. Postada diante do oceano, a serra distribui a humidade de acordo com o jogo das exposições e em certos pormenores da paisagem as árvores associadas a um emaranhado de liames assumem um ar de floresta densa.

Aqui a aventura pode ser por conta própria mas com pouco risco, ou trilhando os percursos propostos pelo Parque visitando locais como o Convento dos Capuchos, um modesto abrigo de frades do séc. XVI, ou a Ermida da Peninha, erigida num ponto alto perto da costa de onde se avista um panorama vastíssimo.

A faixa costeira, pautada por uma sucessão de arribas baixas, zonas dunares e areais escondidos, altas falésias calcárias, cachopos e farilhões, é dominada pelo Cabo da Roca, proa ocidental da Europa. As suas arribas elevam-se a cerca de cem metros acima do oceano, proporcionando paisagens grandiosas podendo os mais audazes adquirem um certificado de presença, junto do posto de Turismo como recordação da sua passagem.

Zona de antiga humanização, a área agrícola é retalhada por muros de pedra seca ou sebes vivas de cana ou caniço que funcionam como defesa contra os fortes ventos marítimos.

Neste território de Sintra-Cascais, onde a presença do Homem se faz sentir há muito, a prática da conservação da natureza associa-se à ideia de uso – do uso inteligente. O mesmo é dizer da consciência de que qualquer actividade humana deve respeitar os limites que lhes são impostos pela especificidade do natural, razão pela qual o Parque Natural de Sintra-Cascais tem por principal objectivo salvaguardar os recursos naturais e paisagísticos com especial incidência nos aspectos geológicos, geomorfológicos, florísticos e faunísticos.

Contactos

Posto de Turismo Cabo da Roca – Cabo da Roca – Azóia, 2705-001 Colares

T. +351 21 923 85 43 | E-mail: dtur.roca@cm-sintra.pt | https://visitsintra.travel

Sede: Quinta dos Plátanos – Av. Barão Almeida Santos, 10-12, 2710-525 Sintra

T.+351 21 924 72 00 | E-mail: pnsc@icnf.pt | www.natural.pt | www.natural.pt/en

  • Parque Natural da Arrábida

Criado em 1976, pelo decreto-lei nº622 de 28 de Julho (e posteriormente re-classificado pelo Decreto Regulamentar nº23/98 de 14 de Outubro), o Parque Natural da Arrábida localiza-se na chamada península de Setúbal, possuindo uma área de aproximadamente 10.820 hectares que se distribuem pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. O Parque engloba também o “Parque Marinho do Professor Luís Saldanha” abrangendo a área marinha entre Arrábida-Espichel. Este parque natural encontra-se ainda inserido na Rede Europeia de Reservas Biogenéticas (Conselho da Europa), classificado como biótipo CORINE, e no SIC (Sítio de Interesse Comunitário) – Arrábida/Espichel da Rede Natura 2000. O facto de estar situada numa zona de convergência das influências atlânticas e mediterrâneas e de ter sofrido da protecção relativa durante as últimas glaciações, conferiu a esta região um património natural de grande importância aliado a um inegável valor paisagístico.

Criado com o intuito de preservar os valores naturais, históricos, culturais e socioeconómicos numa região em que Homem e Natureza vivem de mãos dadas, o Parque Natural da Arrábida deve o seu nome à designada cordilheira da Arrábida. Esta é constituída por três eixos diferentes: o primeiro composto por pequenas elevações nos arredores de Sesimbra, pelas Serras do Risco e da Arrábida – a mais majestosa e imponente – e pelas colinas existentes entre o Outão e Setúbal; o segundo é formado pelas Serras de S. Luís e dos Gaiteiros e o terceiro pelas serras do Louro e S. Francisco.

A cadeia montanhosa da Arrábida, bem como a vasta área de planície que a circunscreve possuem uma grande diversidade de solos, devido à variada constituição dos materiais rochosos que formam a rocha mãe. A grande maioria dos solos é de origem sedimentar aparecendo, no entanto, especialmente na região de Sesimbra, algumas intrusões eruptivas. Bastante rochoso, o litoral surge recortado por pequenas baías com praias de areia branca que formam um belo contraste, como a Praia da Ribeira do Cavalo, a Praia de Galapos, a Praia de Galapinhos e a Praia do Portinho da Arrábida.

Sendo a riqueza vegetal um dos maiores atractivos do Parque Natural da Arrábida, a sua preservação é uma das prioridades do Parque, pelo que para que se mantenha intacta, o acesso a algumas áreas só é possível acompanhado de um Guia indicado pela Sede do Parque.

Contactos

Sede: Praça da República, 2900-587 Setúbal

T. +351 265 541 140

Delegação: Museu Oceanográfico – Fortaleza de Stª. Maria da Arrábida – Portinho da Arrábida, 2900-012 Setúbal

T. +351 265 009 982 | E-mail: pnarr@icnf.pt | www.natural.pt | www.natural.pt/en

© Companhia das Cores para Horto do Campo Grande