Cores de Primavera

6 Abril 2022

Cores da Primavera

Dias luminosos e cada vez mais longos, temperaturas amenas que apelam a passar mais tempo ao ar livre, o chilrear dos pássaros que invadem as árvores lá fora, os jardins floridos e cheios de cor… Todos anunciam a chegada da Primavera!

Descubra a cor das flores que florescem na Primavera e que vão dar uma nova vida a vasos, terraços e jardins.


Argyranthemum

Vulgarmente conhecida como margarida, a argyranthemum é uma planta florífera, cuja floração, que embora ocorra durante todo o ano, é na Primavera que mais se destaca. É nesta época do ano que as suas flores simples e campestres enchem de cor vasos e jardins. A argyranthemum é fã das temperaturas amenas e do calor, não fosse ela natural das ilhas Canárias e da Madeira, por isso, no inverno convém protegê-la do frio. Na poda, deverão ser cortadas as flores mortas e removidas as folhas amareladas.

Argyranthemum
Argyranthemum
Argyranthemum
Argyranthemum

Azálea

Vermelhas, cor-de-rosa ou brancas, as azáleas são as rainhas dos jardins. Graças às suas características, resistem às baixas temperaturas e florescem mesmo durante o Inverno, sendo assim uma óptima opção para manter um jardim florido e com cores primaveris durante os meses mais frios. Pouco exigentes no que toca à manutenção, as azáleas apenas precisam que lhes proporcione uma zona de sombra, terreno húmido e regas frequentes. É possível manter uma azálea no interior de casa, apenas deve ter em conta alguns conselhos e truques para uma fácil manutenção, como escolher uma azálea perene, pois estas podem ser cultivadas tanto no interior como no exterior, e colocá-la num ambiente mais fresco.

Azálea
Azálea
Azálea
Azálea

Ciclame (Cyclamen)

Conhecidas como plantas do amor, os ciclames transformam os dias cinzentos de Inverno numa “festa de cor”. No parapeito das janelas em vasos coloridos, em floreiras no terraço, num canteiro do jardim, ou num vaso colocado numa sala ou na cozinha, os ciclames são ideais para alegrar qualquer espaço, desde que tenham algumas horas de luz por dia. Têm ainda a vantagem de precisarem de poucos cuidados de manutenção. Use a sua criatividade e faça misturas com diferentes cores desta planta, que é considerada uma planta de “sentimentos duradouros e carinho sincero”.

Ciclame (Cyclamen)
Ciclame (Cyclamen)
Ciclame (Cyclamen)
Ciclame

Cravina (Dianthus)

As cravinas são plantas de fácil floração, mas para que o façam da melhor forma o ideal é colocá-las a meia sombra. As suas flores são simples, de cálice estreito e pétalas recortadas. Existem cravinas de diferentes cores e por vezes as suas pétalas terminam num tom branco. A cravina deve ser protegida do vento e das chuvas fortes. Não necessita de uma rega intensiva, devendo ser regada quando o solo se apresenta seco.

Cravina (Dianthus)
Cravinas
Cravinas
Cravinas

Dimorphoteca

Fácil de cuidar, adaptável e bonita, a dimorphoteca é uma planta resistente à seca e existe numa grande variedade de cores, como roxo, laranja, amarelo ou rosa. A dimorphoteca deve idealmente estar a meia sombra, contudo a planta também é resistente ao sol. As cores vivas das suas pétalas fazem dela a planta ideal para ornamentar qualquer jardim.

A poda é recomendada no Outono e após a floração, de modo a conseguir um arbusto mais denso na floração seguinte.

Dimorphoteca
Dimorphoteca
Dimorphoteca (Osteospermum ou Margarida Africana)
Dimorphoteca (Osteospermum ou Margarida Africana)

Hortênsia (Hydrangea macrophyla)

Grandes e coloridas, as hortênsias são uma das flores preferidas do Verão, muito utilizadas em decorações como plantas ornamentais. Originária do Extremo Oriente, a hortênsia é uma planta de folha caduca que pode atingir de 1 a 1,5 metros de altura. Foi levada para os Açores em 1790, onde encontrou um clima propício para se instalar e expandir rapidamente. Desde aí, a hortênsia tornou-se um símbolo do arquipélago, mas é possível – e muito comum! – cultivá-la em muitas regiões de Portugal Continental, desde que estejam reunidas condições favoráveis ao seu desenvolvimento.

A cor das hortênsias varia entre o azul, rosa, lilás, vermelho e branco. Sabe o que faz variar a sua cor? Ao contrário do que possa imaginar, a cor das hortênsias não está relacionada com a sua espécie, mas sim com o pH do solo.

As hortênsias precisam de muita água e podem morrer se forem sempre regadas com água calcária, por isso, é aconselhável usar unicamente água da chuva ou água da torneira descalcificada. Mantenha a terra sempre bem húmida.

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Hortênsia
Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Jasmim

O perfume doce e as delicadas pétalas do jasmim fazem-no uma das flores mais escolhidas para ornamentar jardins. É uma planta pouco exigente no que toca a cuidados e que consegue sobreviver em solos pobres. É facilmente mantida em vasos, floreiras ou canteiros. Apoiado em treliças ou encaminhado em quadrículas de cabo de aço, o jasmim pode servir de trepadeira para disfarçar e decorar um muro ou para delimitar espaços e recantos.

O perfume que liberta além de ser óptimo para o quarto, melhora a qualidade do sono e aumenta a produtividade durante o dia, devido às suas propriedades, que ajudam a reduzir os níveis de ansiedade. Deve ser regado com frequência em períodos de calor elevado.

Jasmim polyanthum
Jasmim polyanthum
Jasmim polyanthum
Jasmim polyanthum

Lavândula (Alfazema ou Lavanda)

A lavândula é uma planta de fácil manutenção e com várias utilizações. Além do cheirinho que se vai espalhar pela sua casa ou jardim, tem propriedades que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade, diminuindo o ritmo cardíaco e melhorando a qualidade do sono, tornando-a a planta ideal para ter no quarto. Em vaso de plástico embrulhada num bonito papel colorido é o presente ideal para quando lhe falta a originalidade. Aproveite o Inverno para plantá-la directamente na terra e na Primavera vai ter uma explosão de cor. Quando a flor estiver a secar, colha-a e deixe secar totalmente. Estas flores secas são perfeitas para fazer saquinhos de cheiro!

Lavândula (Alfazema ou Lavanda)
Lavândula (Alfazema ou Lavanda)
Lavândula
Lavândula (Alfazema ou Lavanda)

Petúnia

A petúnia é uma flor de Primavera, quando enche os canteiros e vasos com as cores das suas flores. Adora o sol pleno e é pouco tolerável ao frio. Deve ser plantada em solos férteis e ricos em matéria orgânica, com pH ácido. É uma planta que necessita de rega regular, pelo que é muito importante prever uma boa drenagem.

Apesar da floração ser mais intensa na Primavera, a petúnia floresce com menor intensidade durante todo o ano até que seu ciclo de vida termine. Pode encontrar petúnias com flores de diferentes cores e até padrões: vermelha, azul, rosa, laranja, roxa e branca, são algumas das mais frequentes. Para prolongar a floração, corte as flores velhas.

Petúnia
Petúnia
Petúnia
Petúnia

Ranúnculo

Com características semelhantes à rosa, as pétalas recortadas, as inúmeras colorações assim como o aroma atraente, o ranúnculo é uma flor sensível que necessita de muita atenção. É fundamental ser cultivada em locais arejados e pouco iluminados. De cores vibrantes e de caule longo e oco, o ranúnculo é uma flor que encherá de cor o seu jardim. Regue-a diariamente.

Ranúnculo
Ranúnculo
Ranúnculo
Ranúnculo

© Horto do Campo Grande