Celebrar o planeta, alertar para a importância e a necessidade de preservar e cuidar dos recursos naturais e para a sustentabilidade da Terra, assume hoje uma urgência ainda maior do que em 1970, ano em que este dia foi assinalado pela primeira vez nos Estados Unidos.
Foram mais de 20 milhões de pessoas que saíram à rua no dia 22 de Abril de 1970, nos Estados Unidos, para as primeiras comemorações deste dia, num fórum ambiental promovido pelo Presidente do Senado, Gaylord Nelson. A pressão social e o impacto que estas manifestações tiveram, levaram o governo norte-americano a criar a Agência de Proteção Ambiental.
Hoje, este dia, celebra-se em mais de 190 países, manifestando-se o compromisso com a protecção e necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra, e o nosso próprio futuro.
Este ano, no seu 54º aniversário, a Earth Day Network tem como objectivo reduzir a produção de plásticos em 60% até 2040, em prol da saúde planetária, assumindo assim o ano de 2024 o tema – Planeta versus Plásticos.
A existência deste dia serve para consciencializar as pessoas para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais defendendo a harmonia entre todos os seres vivos. Cada pequena ação conta, e todos nós devemos ser um agente de mudança na preservação dos recursos naturais e dos
ecossistemas.
Curiosidades sobre o Dia Mundial da Terra
- Desde 1970, a estimativa é que o Dia Mundial da Terra já tenha mobilizado 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo que participaram em diversas iniciativas.
- Em 2009, o Dia da Terra foi renomeado oficialmente pela ONU como Dia Internacional da Mãe Terra.
- A ONG Earth Day criou um mapa interativo onde pode encontrar as ações que vão ocorrer ao redor do mundo, desde comícios, limpezas e outros eventos.