No Verão, os dias grandes e as noites amenas convidam a desfrutar ao máximo do jardim, que tem nesta época desafios acrescidos. Além dos cuidados extra com a rega, há um conjunto de tarefas que não devem ser esquecidas para que as suas plantas cresçam bonitas e saudáveis.
Aproveite as horas de menor calor para se dedicar às tarefas no jardim.
Vamos a isso? Mãos à obra!
O início do Verão é a altura certa para plantar flores coloridas com aromas agradáveis que depois irá colher durante o Inverno. É tempo de plantar petúnias, sálvias e cravos- túnicos, além de ásteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis, que pode encontrar online ou num dos gardens centers do Horto Campo Grande. Aqui os profissionais experientes podem ajudá-lo a escolher a planta mais adequada para o seu espaço e dar-lhe recomendações para o seu bom desenvolvimento.
Uma dica importante que deve ter sempre em conta quando coloca as plantas na terra, é que deve abrir uma cova suficientemente grande e funda onde deve colocar uma camada do substrato adequado à planta que está a ser transplantada. Desta forma garante o adequado enraizamento da planta e um mais fácil armazenamento de água, o que a ajudará a adaptar-se ao seu novo habitat e a sobreviver aos períodos mais quentes. Mas para além de plantar, importa cuidar…
Para que o seu jardim seja um espaço agradável e mantenha a sua beleza e vivacidade, há tarefas que não pode esquecer, sob pena de comprometer as plantações de Outono e Primavera.
Confira as tarefas essenciais para cuidar do jardim no Verão:
Regue frequentemente
Com o aumento da temperatura durante os meses de Verão, a rega frequente é fundamental para cuidar do jardim. Regue a relva do jardim e as suas plantas todos os dias, de manhã bem cedo ou ao fim da tarde, para evitar a perda da água da rega por evaporação e diminuir a ocorrência de pragas e doenças. Opte por sistemas de rega eficientes e computadorizados que lhe permitem uma gestão eficiente da água e lhe facilitam a tarefa.
Nos dias mais quentes, ou se viver em zonas do país mais secas, o melhor é regar duas vezes por dia, especialmente se as plantações estiverem em vasos de barro. Se tem dúvidas sobre o sistema de rega adequado para o seu jardim, o Horto do Campo Grande ajuda-o a planear e escolher o sistema de rega que melhor se adapta ao seu jardim.
Proteja as suas plantas do calor excessivo
Para minimizar as perdas de água e proteger os pés das plantas do excesso de calor, pode optar pelo empalhamento das culturas, através da cobertura do solo com materiais orgânicos como palha de cereais ou ervas espontâneas, resíduos das culturas, folhas de árvores, cascas de árvores, etc.. Lembre-se, também, que algumas plantas e hortícolas são mais sensíveis às temperaturas extremas, por isso, para evitar danos, é importante proteger o solo com mulch (a casca de pinheiro é uma boa opção) para manter a frescura do solo e reduzir a evaporação.
Outra sugestão é colocar os vasos das flores em sítios frescos, de forma a evitar a secura das raízes.
Colha os frutos e as plantas aromáticas
Corte as flores secas para estimular a produção de novas flores e colha os frutos das árvores antes que estes apodreçam, evitando assim a proliferação de doenças e pragas. Se quiser usar as sementes para fazer as suas próximas sementeiras, seque bem as flores ao sol e só depois recolha as sementes.
Aproveite esta altura de abundância de plantas aromáticas para colher algumas plantas aromáticas e armazenar para os meses de maior escassez.
Adube e fertilize para cuidar do jardim no Verão
O calor e as regas regulares provocam o empobrecimento do substrato por isso, nesta época de maior calor, fertilize as suas plantas, especialmente as que se encontram em vasos e canteiros. Retire a camada superficial e substitua-a por substrato novo misturado com adubo. Pode adubar as plantas que ainda estiverem em crescimento ou se notar que não há renovação de flores, por exemplo.
Pode as sebes e as árvores
A poda permite que as plantas e flores cresçam de acordo com o planeado, evitando que se tornem invasoras e melhorando a floração do ano seguinte. Corte as sebes verdes para que estas não percam a sua forma original, mas no caso das sebes floridas espere pelo final da floração para podar. Até lá, faça apenas uma poda de manutenção, eliminando as flores e ramos secos ou danificados.
Afaste as ervas daninhas do jardim
Outra das tarefas para cuidar do jardim no Verão é o controlo do aparecimento de ervas daninhas com sachas e mondas regulares. Para evitar o seu aparecimento, pode colocar mulch nos seus canteiros.
Atenção às pragas
Por fim, mas não menos importante: cuidado com as pragas nesta altura do ano! Pode evitar os insectos, através da plantação de repelentes naturais, como as ervas aromáticas (salsa, lavândula e manjericão) ou através da pulverização com água de alho, camomila ou manjericão.
A equipa do Horto do Campo Grande, constituída por profissionais experientes e qualificados, presta diferentes serviços de manutenção de espaços verdes, como a poda, cortes de sebes, normalização e limpeza de jardins, recuperação e requalificação dos sistemas de rega, entre outros, consulte-nos!
© Horto do Campo Grande
Horto do Campo Grande, petúnia, sálvia, cravo-túnico, tagete, ástere, goivo, gipsófila, prímula, miosótis, oleandro, jasmim, salsa, lavândula, dipladénia, buganvília, Jardim, Rega, Verão, Cuidados Jardim, Mulch, Casca Pinheiro, fertilização, poda, substrato, floração, pragas, ervas daninhas, calor excessivo, ervas aromáticas, plantar, colher, frutos, sistema de rega, flores secas, cortar, pulverização, repelente, limpeza, recuperação, requalificação