Torne-se um expert em… Roseiras! Conheça todos os cuidados de cultivo e manutenção

2 Março 2021

Torne-se um expert em... Roseiras! Conheça todos os cuidados de cultivo e manutenção

Há qualquer coisa de indescritível nas rosas, exprimem delicadeza, beleza e elegância. Talvez por isto sejam flores procuradas não só para oferecer em momentos especiais, mas também para decorar jardins, varandas ou floreiras. Conheça as espécies disponíveis no Horto do Campo Grande e os cuidados de cultivo e manutenção das roseiras.

As roseiras são uma das espécies mais cultivadas e difundidas mundialmente e são bastante apreciadas pela sua beleza, perfume, resistência e longos períodos de floração. São plantas arbustivas extraordinárias ou até mesmo trepadeiras que fazem parte da essência do jardim português.

O tipo de crescimento das roseiras varia consoante a variedade escolhida e podem adquirir uma infinidade de cores marcantes.


Cultivo e cuidados de manutenção

Manter um bonito jardim de roseiras começa pela boa escolha do local e técnicas apropriadas de plantação. Calce umas luvas apropriadas e mãos-à-obra!

Local de plantação – As roseiras desenvolvem-se mais rapidamente e são mais resistentes a pragas e doenças quando são plantadas em locais soalheiros e arejados. As roseiras requerem pelo menos seis horas de exposição solar para desenvolverem um correcto crescimento e floração. Gostam de solos com uma boa drenagem, dado que o excesso de água pode promover o apodrecimento das raízes e o aparecimento de doenças foliares.

Uma boa dica para que a plantação de roseiras seja um sucesso é que use um substrato adequado a este tipo de plantas como por exemplo o SIRO Roseiras e um fertilizante igualmente apropriado, David Austin Roses. A manutenção recomendada de fertilizante é de duas vezes por ano, Março/Abril e Junho/Julho.


Roseiras
Roseiras

Nota: Caso opte por plantar roseiras em vasos, canteiros ou floreiras, escolha recipientes de grandes dimensões de forma a não condicionar o desenvolvimento das raízes.

Época de plantação – As roseiras de raiz nua devem ser plantadas entre a segunda metade do Outono até à primeira metade da Primavera, ao passo que as roseiras envasadas podem ser plantadas em qualquer altura do ano.

Roseiras em raiz nua (sem torrão) ou envasadas requerem um tratamento especial antes de as plantar.

Preparação das plantas – As roseiras de raiz nua, ou sem torrão, devem ser plantadas logo que possível após a compra. As plantas devem ser desembrulhadas da embalagem, libertadas da matéria orgânica e as raízes mergulhadas por completo num balde de água durante cerca de uma hora antes da plantação.

As roseiras envasadas necessitam de menos cuidados antes de plantar. Se o substrato do vaso parecer muito seco, deve ser bem regado antes de plantar. Depois retira-se a roseira do vaso, soltam-se um pouco as raízes e cortam-se as partes mortas ou danificadas das raízes e caules, com uma tesoura de poda.

Roseiras
Roseiras

Plantação

Para plantar as roseiras, deve-se abrir um buraco de plantio com um diâmetro de aprox. 40 centímetros. A profundidade deve ser suficiente para que as raízes não fiquem dobradas ao plantar a roseira. A terra deve ser trabalhada no buraco de plantio para ficar solta, de forma a facilitar o enraizamento da planta. Insira a planta de modo que o local do enxerto fique à profundidade de cinco centímetros. Preencha depois a cova com substrato para roseiras de forma a suster a planta e no caso de uma plantação em jardim, construa um pequeno dique em seu redor, para que a água da rega não se disperse. Regue generosamente.

Roseiras
Roseiras

A poda de roseiras

Outra operação de cultivo imprescindível para o bom crescimento e desenvolvimento das roseiras é a poda. As roseiras devem ser podadas quando se encontram no período de dormência. Por essa razão, a melhor altura para podar roseiras situa-se entre Janeiro e Fevereiro.

Para esta operação, utilize uma tesoura de poda de boa qualidade, que corte bem e seja fácil de manusear.

A propagação

Depois das suas roseiras crescerem, pode fazer a propagação das mesmas por estaca, alporquia ou enxertia.

Roseiras
Roseiras


No Horto do Campo Grande pode encontrar roseiras David Austin, Meilland e as mais comuns, arbustivas.

Roseiras David Austin
Se as rosas são as rainhas das flores, as roseiras inglesas de David Austin, são as rainhas das roseiras. Sem perder a simplicidade das suas formas e tons, são nobres, majestosas, elegantes e deliciosamente perfumadas. Esta colecção, de um dos mais famosos horticultores do mundo, combina o melhor das roseiras tradicionais com as melhores dos híbridos mais modernos. Uma das características que a torna tão especial é a sua resistência a temperaturas mais frias ou climas mais secos em relação a outras variedades mais comuns. Também são resistentes a doenças e ervas daninhas invasoras que podem invadir o seu espaço.

Dica: Quando plantar várias roseiras deixe cerca de 70 centímetros de distância entre elas, para que não interfiram no crescimento umas das outras, nem lhes tirem luz.

Roseiras David Austin
Roseiras David Austin

Roseiras Meilland
A roseira ‘Mme Antoine Meilland’ é das roseiras mais plantadas em todo o mundo! As flores vão desabrochando entre Abril e Outubro e são enormes e muito dobradas, acabando por se abrir voluptuosamente em forma de taça. Os tons das flores podem variar um pouco em função do tipo de solo, do sol e da idade. A roseira Meilland tem folhagem verde-vivo e é muito resistente às doenças. É uma aposta segura para todos os jardins!

Roseiras Meilland
Roseiras Meilland

Roseiras arbustivas: São plantas arbustivas que atingem uma altura média e uma amplitude de 2.00 m. As flores têm 5-10 cm de largura, sendo singelas ou dobradas. São habitualmente remontantes e florescem de Maio a Setembro.


Já conhece as rosas comestíveis?

As roseiras Incredible Roses, que desabrocham entre Maio e Setembro, para além de belas e perfumadas flores, são rosas comestíveis. Saborosas e ricas em vitaminas e antioxidantes, estas rosas comestíveis são exaustivamente testadas e seleccionadas com muito cuidado, para poderem ser adicionadas a qualquer refeição. Um “must-have” a plantar no jardim!

rosas comestíveis
rosas comestíveis

Acessórios e substratos

Substrato Roseiras 20L
Siro
Substrato Roseiras 20L
Fertilizante Roseiras 1.75kg
David Austin
Fertilizante Roseiras 1.75kg
Tesoura de poda
Flora
Tesoura de poda
Luvas para roseiras
Rostaing
Luvas para roseiras