Crus, cozidos, salteados, os espinafres são um vegetal muito versátil e uma opção muito saudável para incluir nas mais variadas receitas. Além de saborosos, são ricos em vitaminas e minerais.
Originalmente cultivados no continente asiático pelo povo persa, foram disseminados, mais tarde, através das rotas comerciais, pela China, chegando à Península Ibérica no século XI. Inicialmente utilizados sobretudo em sopas, os espinafres são agora incluídos em praticamente todas as preparações culinárias: bolos, queques, quiches, saladas, omeletes, batidos e até nas famosas poke bowls.
Muito pouco calóricos, os espinafres são excelentes aliados na perda de peso, mas a sua utilização em várias receitas tem, ainda, outros benefícios para a saúde:
- Promove o bom funcionamento do intestino: Ricos em fibras, os espinafres ajudam a regularizar o trânsito intestinal e ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no corpo.
- Aconselhado a gestantes: Os espinafres são uma óptima escolha para incluir na alimentação de grávidas, uma vez que estas hortaliças dispõem, na sua composição, de uma elevada quantidade de ácido fólico, muito importante para o desenvolvimento do feto.
- Promovem a imunidade: As folhas de espinafres têm uma grande quantidade de betacarotenos, que são compostos antioxidantes, que promovem o aumento das defesas naturais do organismo e ajudam a diminuir os sinais de envelhecimento.
- Promovem a saúde ocular: As vitaminas e os minerais existentes nas folhas de espinafres podem ajudar a prevenir a perda de visão por degeneração macular, que é uma das causas de cegueira na terceira idade.
Cultive na sua horta:
O espinafre tem um ciclo de vida anual, mas cresce melhor em regiões com temperatura amena, sendo que o intervalo ideal de temperatura é entre 13 °C e 20 °C. Por isso, pode ser semeado ou plantado entre Janeiro e Abril (para colher na Primavera-Verão) ou, entre Agosto e Outubro (para colher no Outono-Inverno) e a colheita deve ocorrer entre 40 a 120 dias após o plantio. Para uma boa cultura, os espinafres gostam de solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica.