De um sabor subtil, nutritiva e adelgaçante, a curgete é um óptimo alimento para incluir na alimentação diária. Crua, ao vapor, salteada, frita, grelhada, recheada… há um grande leque de receitas onde a curgete pode ser aplicada. Dê asas à imaginação e tire o melhor partido deste vegetal.
A curgete é fruto de uma planta rasteira de crescimento rápido. É parecida com o pepino, mas com uma casca mais suave e lisa. Na sua composição, além de uma grande quantidade de água (93%), encontramos enzimas e as vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, que fornecem energia. É um alimento com poucas calorias (19 por 100g), sendo por isso um forte aliado na perda de peso.
Por que é que deve incluir curgete na sua alimentação?
- É benéfica para o coração e para os rins – Devido ao elevado nível de potássio e baixo nível de sódio, a curgete é recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.
- Óptima para o aparelho digestivo – Por ter um alto teor de fibra, este legume tem propriedades emolientes, ou seja, auxilia a digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e é indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.
- Ajuda na perda de peso – Como tem um baixo valor calórico e uma grande percentagem de água, é recomendada nas dietas para perder peso, ainda que esse valor dependa da forma como é preparada.
- É antioxidante – Por ser uma ótima fonte de magnésio e vitamina C, tal como de vitamina A e carotenoides, a curgete tem um grande poder antioxidante. Tal como na cenoura, esses antioxidantes ajudam especialmente na proteção dos olhos, protegendo-nos contra a degeneração macular relacionada com a idade e as cataratas.
Cultivar Curgete
A curgete acompanha o tomate na sua sazonalidade, por isso a melhor altura para cultivar é na Primavera. De preferência 2 ou 3 semanas antes da última geada, semeie as curgetes em pequenos vasos de turfa, mantendo-os num local resguardado. No final da Primavera, quando o tempo já estiver mais quente, transplante as pequenas plantas para o jardim ou horta: as curgetes requerem um local arejado, com muito sol direto e uma terra rica em nutrientes. As curgetes não requerem grande trabalho de manutenção no jardim, a não ser o desbaste frequente, de forma a incentivar o seu florescimento e, consequentemente, o desenvolvimento de novos frutos. A rega deve ser constante, principalmente após a formação das curgetes que, apesar de necessitarem de bastante água para crescerem bem e rápido, não apreciam um solo excessivamente húmido, mas antes bem drenado. Seja qual for a variedade, o sabor e o comportamento da planta não se alteram muito.
Sabia que podemos encontrar vários tipos de curgete?
Curgete Mini, curgete com flor, curgete verde, amarela ou esbranquiçada e ainda curgete redonda, que dentro de todos é a única que não deve ser consumida crua.