Originário do sul da América Central, o pimento é um fruto com poderes anti-oxidantes, rico em vitaminas C e A, que pode ser servido como prato principal ou usado como complemento em saladas, molhos ou ensopados. Encontre pimentos e outros ingredientes nos #FrescosdoHorto.
Coloridos, deliciosos e saudáveis!
Podem ser encontrados em diferentes cores, tamanhos e feitios. Frequentemente são verdes, vermelhos e amarelos, mas quando se trata de uma variedade exótica podem assumir cores como o branco, roxo, azulado, preto e laranja.
Além disso, o sabor, o formato e o tamanho também mudam conforme a variedade. Os pimentos verdes e roxos têm um sabor amargo, enquanto os vermelhos, laranjas e amarelos são mais doces. No geral, os pimentos maiores têm um sabor adocicado e os mais pequenos picantes.
Crocante e suave, a sua textura revela-se logo à primeira dentada. Muito versáteis, podem comer-se fritos, assados, grelhados, crus, recheados ou em saladas.
Os benefícios do pimento
Uma fonte importante de vitaminas, os pimentos são ricos em cálcio, sódio, fósforo, ferro, vitamina A e vitamina C, importantes para combater possíveis infecções. Além deste poder anti-inflamatório, o pimento tem um elevado número de benefícios para o organismo:
- Aliado do estômago: ajuda a prevenir úlceras gástricas e é estimulante na produção de suco gástrico, o que é benéfico para quem sofre de digestão lenta.
- Regulador do trânsito intestinal.
- Ajuda a controlar a diabetes: devido diminuto número de hidratos de carbono, o pimento é um alimento excelente para ajudar a controlar a diabetes.
- Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro: o consumo regular de pimento é tido como um factor protector diante do desenvolvimento de cancro de estômago e colón, devido ao alto teor de vitaminas A e C.
- Favorece o controlo dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Amigo do sistema imunitário: Como é rico em vitaminas, o pimento ajuda a fortalecer o sistema imunitário. • Efeitos benéficos na circulação sanguínea.
SABIA QUE o pimento ficou conhecido na Europa na primeira metade do século XVI, trazido pelos exploradores portugueses e espanhóis?