Os meses de Verão representam um desafio acrescido na sua horta ou jardim. Além de exigirem maiores cuidados com a rega (saiba como escolher o seu sistema de rega aqui), há um conjunto de tarefas que não devem ser esquecidas para que as suas plantas e leguminosas cresçam bonitas e saudáveis.
A nossa recomendação é que comece as tarefas na horta ou no jardim logo pela manhã e evite as horas de maior calor.
Vamos a isso? Mãos à obra!
JULHO
No jardim: Esta é a altura certa para plantar flores coloridas que depois irá colher durante o Inverno. É tempo de plantar petúnias, salvas e cravos- túnicos, além de ásteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis.
Na horta: Plante agrião, alface, beldroegas, cenoura, couves-de-bruxelas, espinafres, nabos, rabanetes e repolho. No final do mês, semeie cenoura, rabano, salsa, beringela, cebola, cenouras, couves, espinafres de verão, feijão e tomate.
AGOSTO
No jardim: Mais do que plantar, Agosto é mês de cuidar. Aproveite este mês para regar abundantemente as flores e plantas que plantou nos meses anteriores e assegure-se que as temperaturas elevadas não as danificam.
Na horta: Se ainda não o fez, plante, em local definitivo, agrião, alface, chicória, espinafres, feijão, salsa, rabanetes, repolho. Em estufa, semeie ervilhas e feijão e plantes couves diversas, beterraba e espinafres. Atenção: se plantou hortaliças no mês anterior, esta é a altura de as cavar e sachar.
SETEMBRO
No jardim: Plante bolbos, nomeadamente: jacintos, narcisos e tulipas.
Na horta: Aqui as tarefas não variam muito dos meses anteriores por isso, se ainda não o fez, semeie ao ar livre e em local definitivo, agrião, aipo, alho, cenoura, chicória, coentros, couves diversas, ervilhas, favas, feijão, morangos, nabos, rabanetes, repolho e salsa. Em canteiros, semeie acelgas, alfaces, alho-francês, cebolas e tomate. Assim que chegarem as primeiras chuvas, plante os morangueiros, regando com frequência. No final do Verão colha os feijões e as cebolas maiores para sementeira.