Os dias quentes estão a chegar. Garantir um bom sistema de rega é fundamental para manter o seu jardim bonito e cheio de vivacidade já que é nesta época que as plantas atingem o pico das suas necessidades hídricas. O Horto do Campo Grande ajuda-o a planear e escolher o sistema de rega que melhor se adapta ao seu jardim.
Para que o seu jardim mantenha a função e a estética desejada, a água da rega deve ser fornecida na quantidade necessária para cada zona ajardinada. Para garantir a eficiência da rega, opte por um sistema de rega automático planeado e instalado por profissionais. Esta solução, além de ser prática e autónoma, permite-lhe gerir a água disponível e ajustar a dosagem da rega de acordo com as necessidades das plantas.
Planear o sistema de rega
Para tirar o máximo proveito do seu sistema de rega é essencial que este se adapte à superfície, à configuração do terreno e ao tipo de vegetação que prende regar. Por isso, antes de instalar o sistema de rega, assegure-se que o jardim está organizado com base nas necessidades hídricas de cada vegetação. Assim terá a certeza que as suas plantas irão receber água na quantidade certa. Além disso, com o sistema de rega adequado a cada plantação, os custos com a manutenção de jardins serão menores.
Poupar água durante a rega
Sendo a água um recurso escasso e dispendioso, a economia de água é uma preocupação que deve estar sempre presente no planeamento do sistema de rega. Poupar água durante a rega é possível com recurso a emissores e cazes e a uma pluviometria o mais próxima possível da quantidade de água que o solo pode absorver.
Se tem dúvidas acerca da quantidade da água da rega que o solo do seu jardim tem capacidade de absorver, este deixa de ser um problema uma vez que o sistema de rega pode ser automatizado, incorporando-lhe um ou mais programadores, caso disponha de vários setores ou zonas a regar. Ligados a um sensor de pluviometria, estes programadores evitam o desperdício de água já que avaliam, com alguma precisão, a quantidade de água no solo.
Rega por aspersão
Escolher o sistema de rega
A morfologia de um terreno pode exigir diferentes sistemas de rega para irrigar o jardim de uma forma global. Sendo esta uma tarefa que poderá suscitar dúvidas no momento da escolha, procure ajuda junto dos profissionais Horto do Campo Grande que irão indicar-lhe o sistema de rega certo para o seu jardim. Estas são algumas das opções disponíveis no mercado:
Rega por macro irrigação ou aspersão – A água é distribuída no solo sob o efeito de “chuva”, permitindo uma rega uniforme e regular na totalidade da superfície. A rega por aspersão pode ser efectuada com recurso a dois sistemas:
Rega por pulverização
Rega por pulverização
Aspersores
Indicados para superfícies de média a grande dimensão, como relvados ou parques públicos, os aspersores são emissores rotativos que funcionam a média pressão e conseguem alcançar uma distância entre 6 a 25 metros.
Pulverizadores
Ideais para regar pequenas áreas, os pulverizadores ou estáticos de cabeça, são emissores que funcionam a baixa pressão e possuem um raio de alcance reduzido – entre 1.5 a 5.5 metros.
Rega por microaspersão
Rega por microaspersão
Rega por microaspersão – Com este sistema de rega, a água é distribuída em parcelas do solo, através de microaspersores que distribuem a água sob a forma de “chuva” ou nebulização. Sendo este um sistema de rega de curto alcance, é ideal para regar floreiras, pequenos canteiros ou pequenas superfícies onde a pressão total e/ou o caudal disponível são reduzidos.
Rega gota-a-gota – A rega é feita em pontos do solo através de gotejadores de baixa pressão idealmente localizados junto a cada planta, que distribuem a água sob a forma de gota. Ao optar por um sistema de rega gota-a-gota, os profissionais do Horto do Campo Grande poderão recomendar a colocação das tubagens de gotejamento à superfície ou gotejamento subterrâneo.
Rega gota-a-gota