As roseiras são muito apreciadas pela sua beleza, perfume, resistência e longo período de floração. Escolha a sua roseira David Austin, de raiz nua, preferida e replante-a no seu jardim. Siga todos estes passos e assegure que a sua roseira cresce de forma saudável.
Onde plantar?
As roseiras desenvolvem-se mais rapidamente e ficam mais resistentes a pragas e doenças quando são plantadas em locais soalheiros e arejados. Deve por isso escolher um local que garanta, pelo menos, quatro horas de exposição solar, para assegurar um correcto crescimento e floração. Gostam de solos com uma boa drenagem, dado que o excesso de água pode promover o apodrecimento das raízes e o aparecimento de doenças foliares.
Conselhos para plantar a sua roseira de raiz nua:
- Certifique-se de que a roseira tem uma exposição ao sol de pelo menos 4 horas por dia.
- Geralmente, quanto mais sol, melhor. No entanto, nas zonas mais quentes, a sombra à tarde pode ser benéfica.
- Certifique-se de que a roseira tem espaço suficiente, para que as raízes não sofram da intensa competição das plantas vizinhas, incluindo árvores e sebes.
- As roseiras são plantas incrivelmente versáteis e podem ser plantadas numa variedade de localizações, em vaso, canteiros, para formar sebes, junto a uma parede (as trepadeiras)…
Quando plantar?
As roseiras arbustivas devem ser plantadas entre Outubro e Abril. Isto dá-lhes tempo para se estabelecerem e estarem prontas a florescer no Verão. A única altura que recomendamos não plantar é quando o solo está gelado, coberto de água ou em condições de seca.
O que vai precisar?
Enxada ou pá, ancinho, luvas, calçado apropriado, balde, água, substrato e adubo próprio para roseiras.
Assim que reunir tudo o que precisa está pronto para os próximos passos:
PASSO 1: (re) hidratar
As roseiras de raiz nua, devem ser plantadas logo que possível após a compra. As plantas devem ser desenvasadas, libertas da matéria orgânica e as raízes mergulhadas por completo num balde de água durante cerca de 2 horas antes da plantação.
PASSO 2: Preparar o Solo
Trabalhe bem o solo, utilizando a enxada e o ancinho de jardim, remova quaisquer ervas daninhas ou pedras grandes.
PASSO 3: Escavar
Com a enxada/pá abra um buraco de plantio com um diâmetro de aprox. 40 centímetros. A profundidade deve ser suficiente para que as raízes não fiquem dobradas ao plantar a roseira.
Isto assegurará que as novas raízes possam aventurar-se livremente no seu novo ambiente.
PASSO 4: Trabalhar a terra
A terra deve ser trabalhada no buraco de plantio para ficar solta, de forma a facilitar o enraizamento da planta. Aconselhamos que vá misturando, ao mesmo tempo, um substrato indicado para roseiras, tanto na terra que ainda está no buraco, como na que vai retirando.
PASSO 5: Adubar
Retire a rosa de raiz nua do balde de água e enquanto segura a rosa sobre o buraco de plantio, polvilhe as raízes com o adubo. Dose aconselhada: 1 mão e meia (40 a 60 g) por cada pé.
PASSO 6: Posicionar a roseira
Posicione a roseira no centro do buraco. Insira a planta de modo que o local do enxerto fique à profundidade de cinco centímetros.
PASSO 7: Plantar a roseira
Preencha o buraco com substrato para roseiras de forma a suster a planta e no caso de uma plantação em jardim, construa um pequeno dique em seu redor, para que a água da rega não se disperse.
PASSO 8: Regar
Regue generosamente.
Fonte: © David Austin
Roseiras DavidAustin Delicadeza Espécie Rosas AduboRoseiras Floração floreiras Jardins Manutenção Perfume Plantação plantas Roseirasarbustivas RoseirasDavidAustin SubstratoRoseiras Pá Engaço